Como desativar e bloquear portas usb do Windows XP e 7 (Seven)


Hoje, por diversas situações, não é interessante permitir o uso de mà­dias removà­veis em estações de trabalho de uma empresa. Os pen drives e cartões de memórias são grande propagadores de pragas digitais. Então,desativar e realizar o bloqueio das portas usb nos computadores pode ser a melhor opção a ser utilizada. Ao longo deste artigo você verá como realizar esta ação nos Windows XP, Vista e 7 (Seven), utilizando o registro do Windows.

POR QUE BLOQUEAR E DESATIVAR AS PORTAS USB DE UM COMPUTADOR?

Como já comecei a mencionar acima, os motivos podem ser o mais diversos, até por que, quanto maior a empresa, também é maior a dificuldade em controlar o uso dos computadores. Eu mesmo já perdi um final de semana realizando formatação em máquinas de uma escola que dou aulas, devido justamente, alunos usando pen drives com arquivos pessoais, infectaram uma máquina e o và­rus se disseminou na rede para as demais estações. Não tivemos alternativa. Foi remover todas os computadores da rede e realizar a formatação em massa. Trabalho bem cansativo.



Bloqueio das portas usb também pode ser uma excelente alternativa para um Administrador de Redes que quer evitar problemas com và­rus e vazamento de informações. Outro problema que encontramos acerca das empresas. Normalmente, Algumas máquinas ficam liberadas, para uso de dispositivos como pen drives, nesse caso, deve-se proteger o pen drive contra os và­rus. Os Procedimentos você pode conferir passo a passo no link abaixo:

COMO DESATIVAR E BLOQUEAR AS PORTAS USB DO WINDOWS

Bem, os procedimentos para efetuar o bloqueio das portas usb em um computador com Windows instalado são simples, qualquer usuário com atenção podem realizá-los. Todo processo é realizado pelo registro do Windows, portanto, leia a nota abaixo antes de fazer qualquer coisa.
NOTA
O uso incorreto do Editor de  Registro do Windows pode acarretar em problemas serísimos para o seu sistema, portanto, siga as recomendações da forma que mostra o tutorial e com muita ATENà‡ÃO.



Vamos agora aos passos:
  • Clique no menu iniciar;
  • Para quem usa Windows XP, clique na opção Executar (Quem usa Windows 7, ignore este passo);
  • Digite Regedit e pressione Enter;
    Ao ser aberto, você encontrará algumas pastas no lado esquerdo da tela, conforme mostra a imagem abaixo:
  • Agora clique duas vezes sobre a pasta HKEY_CURRENT_MACHINE;
  • Logo abaixo, localize a pasta SYSTEM e clique duas vezes;
  • Abaixo, vá até a pasta chamada CURRENTCONTROLSET e clique duas vezes sobre ela;
  • Clique duas vezes na pasta SERVICES
  • Localize a pasta USBSTOR e clique uma vez sobre a mesma;
  • Agora, no lado direito da tela, clique duas vezes na chave de registro Start. A tela abaixo, será exibida;
  • Altere o valor de 3 para 4 e clique em OK;
  • Feche o registro.
Pronto, você acabou de impedir que mà­dias removà­veis sejam utilizadas no PC. Para desbloquear, faça o mesmo processo e altere o valor de 4 para 3.

>