Como criar um texto dissertativo


Como criar um texto dissertativo
Quando estamos na escola ou faculdade, acredito que todos nós tenhamos um pouco de “pavor” quando chega o momento de escrever uma redação, pois escrever a mesma não é uma tarefa tão simples assim. Para isso estamos postando esta matéria para lhe ajudar acriar um texto de boa qualidade.
-->


Redação é umas das coisas mais importantes nas avaliações em concursos, vestibulares, entre outras, pois através dela você pode conhecer o perfil da pessoa, a habilidade de criar ideias e tudo mais, além disso, através de uma redação você também pode estar pondo a si próprio um desafio de avaliar seu potencial de expor ideias.
Para uma redação de boa qualidade é necessário que contenha um bom desenvolvimento, e para isso é necessário que o texto possua coerência e coesão. Ou seja, o texto tem que ter sentido na ideia que ele foi proposto, e também que ele não seja muito repetitivo.
Em vestibulares, faculdades e concursos, normalmente é pedido que a redação seja dissertativa, ou seja, o escritor tem que ter um conhecimento amplo do tema, para assim produzir um texto com as características pedidas.
Um texto dissertativo possui o seguinte modelo:
- A introdução do texto tem que começar apresentando o tema central.
- Após a introdução do texto é necessário o desenvolvimento do mesmo, informando detalhes, debatendo pensamentos, e etc.
- O último e mais importante é a conclusão, o encerramento do texto, nele você deverá expor uma solução ao problema, e encerrar o tema.
Para que um texto de dissertação tenha qualidade basta apenas você escrevê-lo em poucos parágrafos, sendo objetivo e claro, para que assim ele já tenha um bom tamanho onde você conseguirá expor o assunto completo.
Para saber como criar um bom texto dissertativo, peça mais orientações para um professor de português, ele sim poderá lhe ajudar a criar a estrutura correta e tirará todas as suas dúvidas. Mas, de imediato espero que este artigo tenha aberto a sua visão, tenha lhe proporcionado novas ideias e também lhe mostrado de forma claro e simples a importância de escrever uma boa redação em concursos, vestibulares, e tantas outras grandes provas.

>