domingo, 14 de julho de 2013

Alimentos ricos em ferro


mulher comendo brócolisOs alimentos rico em ferro são importantes em uma dieta equilibrada e saudável no cotidiano das pessoas. Eles auxiliam na prevenção da anemia, uma doença desencadeada por vários fatores com a baixa ingestão de alimentos ricos em ferro entre os principais.
A anemia é caracterizada pela deficiência de quantidades de hemoglobina, responsável pela troca de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e outras células em nosso organismo. Entre os sintomas provocados pela anemia estão a dificuldade de concentração, irritabilidade, palidez, tontura, cansaço, fraqueza, falta de ar e perda de apetite. Essa doença atinge milhares de brasileiros de todas as idades.
A melhor forma de prevenção dessa doença é o consumo de alimentos variados e ricos em vitaminas, incluindo o ferro.
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Alimentos ricos em ferro e zinco

Feijão cozidoPara ser um indivíduo saudável, é necessária uma alimentação balanceada e equilibrada, rica em vitaminas e sais minerais. Entre os minerais extremamente importantes para um bom funcionamento do organismo estão o ferro e o zinco.
Além de auxiliar no transporte de oxigênio e gás carbônico no nosso organismo, o ferro também faz parte das enzimas que atuam no processo de respiração celular. Uma pessoa adulta e saudável deve ter no organismo de três a cinco gramas de ferro.
São alimentos ricos em ferro o brócolis, feijão, fígado de boi, espinafre, amêndoas, gema de ovos, peixes, banana, carnes magras, avelã, aspargos e muitas outras fontes.
NozesO zinco é um mineral muito importante para uma vida saudável, sua função é essencial para nosso sistema imunológico, ele nos defende contra vírus, bactérias e fungos.
Uma pessoa que consome uma dieta pobre em zinco costuma apresentar doenças infecciosas e passam mais tempo doente se comparadas com pessoas que possuem uma dieta adequada com esse mineral.
A ausência de zinco provoca fragilidade do sistema imunológico, problemas na pele e na cicatrização de ferimentos e mau funcionamento do fígado. Para um cardápio ricos em alimentos com zinco não podem faltar carnes, nozes, castanhas, pães integrais, aveia, feijão e leite integral.
Uma alimentação balanceada e ricas nesses dois minerais é essencial para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

 Alimentos ricos em ferro para gestante

gestantePara a evolução de uma gravidez saudável, com garantia de boas condições no parto, boa lactação e saúde para mãe e bebê são necessárias o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, dieta balanceada e variada.
O ferro é um mineral muito importante nesse processo, e além de ajudar na prevenção da anemia e auxiliar no transporte de oxigênio no organismo da mãe também atua no organismo do feto, garantindo seu desenvolvimento saudável.
Ele também contribui na recuperação pós parto, ao dar a luz, a mulher precisa obter energia, que é proveniente de bons recursos nutricionais. Além disso, alimentos ricos em ferro contribui na diminuição do cansaço, alterações no humor e obstipação.
Portanto, para uma boa evolução da gravidez e nascimento de um bebê saudável é de extrema importância o consumo de alimentos variados, equilibrados e ricos em ferro.

 Alimentos ricos em ferro e proteínas

Alimentos rico em ferro e proteínaAssim como o ferro, as proteínas são essenciais em um cardápio saudável, elas são responsáveis pela formação da nossa massa corporal magra, além disso, elas regulam o funcionamento dos órgãos do nosso corpo, auxiliam na defesa do organismo através da formação dos anticorpos, são construtoras de novos tecidos e são a matéria – prima de alguns hormônios.
As proteínas se dividem em dois tipos, as proteínas animais e as vegetais. Os alimentos ricos proteínas de origem animal são ricos em ferro, zinco e vitamina B e as fontes são as carnes, ovos e derivados do leite.
Alguns exemplos de alimentos ricos proteínas de origem vegetal são a soja, feijões, lentilha e amendoim.

 Alimentos ricos em ferro e ácido fólico

alimentos rico em ferro e ácido fólicoO ácido fólico, assim como o ferro é responsável pela prevenção da anemia. Ele é importante para o metabolismo dos aminoácidos e para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis.
As pessoas que consomem bebidas alcoólicas exageradamente podem apresentar deficiência de ácido fólico, pois o álcool pode interferir na absorção da vitamina.
As gestantes ou as mulheres que pretendem engravidar necessitam de uma maior quantidade de alimentos ricos em ácido fólico, podendo ser aconselhado por um médico o uso de um suplemento para evitar defeitos congênitos no bebê.
As fontes de alimentos ricos em ácido fólico são fígado de boi, legumes de folha verde como o brócolis, aspargos e espinafres, laranjas, cereais e leguminosas.
Portanto alimentos ricos em ferro e ácido fólico são necessários para a prevenção da anemia, garantindo uma vida saudável e por conseqüência uma melhor qualidade de vida.

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